Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa

Sociedade Musical Recreativa Obidense

A Sociedade Musical e Recreativa Obidense (S.M.R.O) foi criada, com esta designação, a 01 de julho de 1952, sucedendo à Filarmónica Obidense existente já antes da República.


Tendo como base nos seus estatutos, no artigo 4.º: prestigiar o nome da Vila de Óbidos, procurando conseguir o seu engrandecimento; dar concertos públicos; tomar parte nas festas oficiais ou receções organizadas pela o; Colabora nas festas de beneficência organizadas por qualquer Associação de beneficência, quando for previamente convidada; proporcionar o gosto pela música, procurando manter aulas e lições para esse efeito e promover uma ação cultural e recreativa de forma a contribuir para uma melhor preparação intelectual e moral dos seus associados.


Neste sentido, tem a S.M.R.O., ao longo da sua existência, encetado esforços para cumprir os estatutos e continuar a prestar à Vila e ao Concelho atividades culturais e pedagógicas de qualidade.


Destacam-se da oferta cultural e pedagógica, a Escola de Música. A Escola de Música é composta por cerca de 60 alunos que a frequentam de forma gratuita, obtendo uma formação musical de excelência e sensibilizando os mais jovens para a arte da música. Como resultado deste ensino, foi criada a Orquestra Juvenil, que dá a conhecer a todos o gosto e entusiasmo com que os mais jovens do nosso concelho se dedicam à música.


A Banda Filarmónica, já bem conhecida de todos, destaca-se pelas presenças em diversos encontros a nível nacional e internacional, representando sempre o concelho de Óbidos, com os seus 60 elementos, participando, há já vários anos, no encontro de bandas em Staffolo, Itália.


Nascida da Banda Filarmónica, tem ainda a S.M.R.O., uma Orquestra Ligeira, composta por 30 elementos da Banda Filarmónica que se destacam pela inovação e criatividade com que desenvolvem os temas musicais e também pela grande qualidade dos espetáculos que apresentam por todo o país.


A Orquestra Ligeira marcou presença em concertos, sempre com lotação máxima, em Alcobaça e em Caldas da Rainha, levando assim Óbidos aos concelhos vizinhos. De destacar ainda, a presença nas Cerimónias de Encerramento dos 100 anos da Faculdade Direito da Universidade de Lisboa.


A par das atividades musicais, esta Associação, participa ainda no Mercado Medieval de Óbidos, onde obtém uma ajuda financeira para manter as atividades da escola de música gratuitas.


Com vontade de fazer muito mais por Óbidos e pela elevação e representação do Concelho, a Sociedade Musical e Recreativa Obidense, organiza anualmente um encontro de "obidenses", o Dia do Obidense, com atividades, almoço, concerto e convívio, continuando assim uma intensa atividade no seio da comunidade obidense integrando-se, desta forma, no desenvolvimento comunitário, e no futuro do nosso território, proporcionando acesso à cultura, de forma gratuita.


Corpos Sociais

Presidente:

Bernardo Rodrigues


Vice-presidente:

Rodrigo Martins


Secretário:

Filipe Rodrigues


Tesoureiro:

Carla Soares


© 2025 Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede fixa nacional.

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia