Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa

OBIDOS.COM - Associação Empresarial do Concelho de Óbidos

ACTO SOLENE de TOMADA DE POSSE dos Orgãos Sociais para o Triénio 2011-2013


Discurso do Presidente da Direção Dr. Luís Filipe Ribeiro Cajão


Caros Empresários e Amigos

Minhas Senhores e Meus Senhores


11 de Janeiro de 2011

Feriado Municipal - Dia de Óbidos.


11 de Janeiro de 2009

Inauguração Solene da sede da Óbidos.com - Casa do Empresário.


11 de Janeiro de 2008

Sessão Solene da tomada de posse dos primeiros órgãos sociais.


11 de Janeiro de 2007

Data constitutiva formal da Óbidos.com.


É certo que o dia 11 de Janeiro marca para a história a nossa existência. E, que hoje (11 de Janeiro de 2011) em sessão solene os orgãos sociais tomam posse. A primeira palavra é de gratidão e particular agradecimento a todos quantos colaboraram e participaram nos anteriores órgãos sociais e com a Óbidos.com, muitas vezes com sacrifícios pessoais e profissionais e, particularmente ao Dr. Frederico Garcia, nosso mandatário.


É certo que a Óbidos.com representa por vontade própria dos empresários o cerne da moderna nomenclatura da economia global – as atividades económicas – agricultura, indústria, comércio, turismo, serviços, cultura, inovação.


É certo que o seu primado está no conhecimento, na informação e no saber (formação) em prol da dignificação de cada um dos seus sectores, de cada um dos associados, da razão cultural das raízes do concelho e da região, na aura prestigiante de uma arte e de um saber / fazer, da intervenção e participação na polis.


É certo que estamos fisicamente num complexo escolar do futuro, numa Vila e concelho com um projeto que reconhece a história e com criatividade projeta o futuro. Reconhecendo e agradecendo, desde já, as palavras simpáticas e de incentivo que o Ilustre Presidente da Câmara Municipal de Óbidos nos dirigiu e as parcerias que quer com o município, quer com as empresas municipais, quer, ainda, com as Associações congéneres e, algumas, presentes e, às que que nos dirigiram palavras amigas, quer com a Obitec, a ATO, o Agrupamento de Escolas de Óbidos e demais entidades públicas e privadas, tendo, sempre, todos presentes e sendo impossível nomear todos, quer, ainda, a todos os galardoados.


É certo que os tempos são de voracidade mutante e planetária, onde o ser deu lugar ao ter, onde a diversidade e identidade própria deu lugar à padronização e à estatística. Hoje somos números de uma nomenclatura imposta, em prol de um pseudo desenvolvimento participado ou dirigido pela ditadura das maiorias, mas desenraizado e desenraizante.


Mas, é certo, também, que ainda somos, alguns, seres e pensantes ou, talvez conscientes da nossa própria existência e como dizia o poeta popular António Aleixo, in “Este livro que vos deixo…”, perfeitamente atual e oportuno,


Ser doido-alegre, que maior ventura!

Morrer vivendo para além da verdade.

É tão feliz quem goza tal loucura

Que nem na morte crê, que felicidade!


Encara, rindo, a vida que o tortura,

Sem ver na esmola, a falsa caridade,

Que bem no fundo é só vaidade pura,

Se acaso houver pureza na vaidade.


Já que não tenho, tal como preciso,

A felicidade que esse doido tem

De ver no purgatório um paraíso...


Direi, ao contemplar o seu sorriso,

Ai quem me dera ser doido também

Para suportar melhor quem tem juízo. "


No entanto,

É certo… que seria preciso ter vivido, por mim, para os outros!?


Óbidos.com um novo desafio no início do milénio.


Quatro anos passaram.

Associação, associados, empresários – em busca de uma forte união de sólida entreajuda, na busca do conhecimento e da mais valia dos negócios, onde nunca foi descorada a função social - certamente, um desígnio de futuro ou a mutação de paradigma associativo.


Os primeiros órgãos sociais da Óbidos.com terminam agora as suas funções.

Os segundos órgãos socais da nossa associação, iniciaram após este ato solene novas funções.


Às Direções, aos órgãos sociais fica claramente entregue o desafio de tornar a Óbidos.com uma associação empresarial com corpo, estrutura, vida própria, associados, sede, trabalho, serviço; enfim, visibilidade, reconhecimento, relações institucionais e sobretudo, um projeto de futuro daquilo que quer efetivamente ser – uma associação moderna ao serviço e próxima do associado com intervenção social, com ética, valores e responsabilidade.


Uma preocupação acompanha-nos a todos, desde a fundação da nossa associação, empreender, formar… procurar o conhecimento, dignificar a arte do empreendedorismo de se ser empresário. Empreender é seguramente ser atento, visionário e “aprender com os outros é a primeira condição para alguém que se quer dedicar ao empreendedorismo”, sem nunca “perder energia em objetivos fora do nosso alcance é tão ridículo como não nos esforçarmos por melhorar aquilo que podemos transformar”, sic. Javier Fernandez Aguado.


Os novos órgãos sociais iniciarão hoje funções.


Mais que fazer um balanço à que projetar o futuro.


Todos nós, associados, estamos dedicados a este projeto comum, representativo e interventivo. Temos uma missão, certamente, a missão de uma geração, que temos pela frente, de deixar aos vindores uma associação empresarial que engrandece as nossas empresas, o nosso concelho e a nossa região e que, é fator de desenvolvimento gerador de negócios e aglutinador de interesses.

Foi interpretando a vontade dos associados, cumprindo os objetivos estatutários da associação que ora nos propomos servir.


A voracidade do tempo, o paradigma civilizacional, económico e social em que vivemos muda a cada globalização encetada.

Nada hoje é como era. Nada agora é como foi. Nada…

Mas a “fama”, o “sucesso”, dependem do “trabalho”. A primeira e segundas condições isoladas são efémeras. Só os mais sortudos o saberão, os outros, infelizes, descobrem-se um dia… tardiamente. Daí que, o conhecimento, a formação, o empreendedorismo, constituem os alicerces do trabalho e consequentemente do sucesso.


A Direção que acaba de ser empossada propõe-se, exemplificativamente, em conjunto com todos os associados, executar sete propostas de ação para o triénio 2011-2013:


1. Afirmação institucional da Óbidos.com

(nomeadamente, Marca Óbidos.com - site institucional - Óbidos restaurant - Óbidos business - Óbidos.com club –, promoção, afirmação e divulgação);

2. Dignificação da profissão e papel do empresário;

3. Consultoria, empreendedorismo e formação dos associados e seus colaboradores;

4. Parcerias, protocolos e benefícios para os associados;

5. Propostas, respostas e contacto de proximidade com os associados e seus sectores de atividade;

6. Promoção, participação e desenvolvimento de eventos e parcerias;

7. Criação de meios de contacto e divulgação entre associados, associações e entidades referenciadas.



O momento muitas vezes sobrepõem-se e sobrepõem-nos à Verdade, à Dignidade, à Pessoa Humana; Mas nunca poderemos perder os valores sob pena de “quando vem a glória vai-se a memória”.

A atribuição de insígnias pela associação visou tocar e marcar exemplos reconhecendo-os. À pouco, Sua Santidade o Papa Bento XVI, na carta que nos mandou endereçar “exprimiu o seu reconhecimento à Associação Empresarial de Óbidos” e expressava igualmente para o “Senhor Presidente e para a referida associação com quantos nela trabalham, implorando sobre as respetivas famílias as maiores luzes e bênçãos do Alto”.


Certamente todos nos questionamos sobre o futuro, os tempos difíceis que nos colocam e nos querem obrigar a suportar.

Não nos esqueçamos do peso que a união de todos em volta das nossas associações representa.

Não nos esqueçamos que o PIB deste País depende em larga escala das Micro e das PME.

Onde está a nossa voz, um País não é só um nome, onde estamos?

Associativismo.

Que País? Que negócio(s)? Que Empresa queremos?


Que associativismo vivemos? Que associativismo queremos?


Servir é o dever dos órgãos sociais e nisso se consubstancia o trabalho desenvolvido em prol da associação e dos nossos associados e parceiros, procurando que valores, ética e responsabilidade façam parte, vincada, dos cânones dos empresários e estejam presentes nas empresas.


O momento é de reflexão e de união.

Associações participadas são associações fortes e representativas e, consequentemente ouvidas e livres.


A Óbidos.com nasceu sob o signo do futuro, com um nome e um querer moderno alicerçado na experiência e na tradição da nobre e dignificante arte empresarial.

A Óbidos.com existe… é uma realidade incontornável e presente… é aquilo que quisermos que seja… mas será sempre uma marca, uma referência, num conceito e tempo de modernidade.

A Óbidos.com será sempre a voz e a resposta aos anseios dos associados!


ÓBIDOS.COM



© 2024 Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede fixa nacional.

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia