Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa

Centro Social Cultural Recreativo Arelhense

Centro Social Cultural Recreativo Arelhense

A dezoito de Janeiro de 1980, nasceu pelo empenho de um grupo de moradores da localidade do Arelho, concelho de Óbidos, o Centro Cultural Social e Recreativo Arelhense, (denominado desde então por CCSRA), de forma a fazer face a uma necessidade do âmbito recreativo e cultural sentida pela comunidade local.


Estando esta Instituição orientada predominantemente para as áreas recreativa e de animação sociocultural, a mesma no seu âmbito de intervenção, privilegia a participação interativa, individual e grupal dos elementos da comunidade, tendo em vista a redução do isolamento social, o aumento da sociabilidade, bem como o desenvolvimento gradual das potencialidades e criatividade dos mesmos.


Neste sentido, têm sido desenvolvidas desde então, uma série de atividades culturais que impulsionam a aproximação intra e inter-geracional, visando o reforço dos laços de partilha e solidariedade, mobilizando e estimulando o envolvimento de recursos locais e não locais, com vista ao fortalecimento do sentimento de pertença à sua terra e às suas raízes, bem como à preservação da herança e identidade cultural própria da região.


Doravante, tem sido uma preocupação desta Instituição, a implementação de serviços de âmbito social que permitam fazer face às reais necessidades sentidas pela população local e não local, estando subjacente aos mesmos, o envolvimento e aproveitamento dos recursos locais, nomeadamente, recursos humanos e de infra-estruturas existentes, mobilizadas e reutilizadas para estes fins.

Assim, em 2006, foram concluídas as obras de ampliação do edifício existente, passando a funcionar nas mesmas o serviço de Centro de Convívio do Programa Melhor Idade (Rede Municipal de Centros de Convívio), já disponibilizado desde Agosto de 2005, tornando a este nível, esta Instituição parceira ativa do Município de Óbidos.


Em Outubro de 2007, e face à crescente procura da valência de creche por parte da população, foi inaugurado este serviço com a capacidade para 16 crianças, com idades compreendidas entre os 12 e os 36 meses.


Em resultado da prestação desta valência, começou a funcionar o serviço de refeições, disponibilizado quer para a mesma quer para a comunidade em geral, reaproveitando e rentabilizando assim a cozinha existente no edifício do C.C.S.R.A., outrora utilizada apenas para eventos pontuais.


Em 2010, esta Instituição conta com cerca de quatrocentos sócios, e face à crescente procura dos serviços disponibilizados, dá apoio em média mensal a cerca de vinte utentes do Centro de Convívio e a vinte e dois utentes da valência de creche.

Fazem parte da coletividade as secções social, cultural, desportiva e recreativa. A primeira é composta pelas já referidas valências de Creche e Centro de Convívio “Melhor Idade”. Da secção cultural fazem parte o Grupo de Teatro Amador “Fracos Mas Teimosos”, o Grupo de Danças Antigas “A Corte na Aldeia”, o Grupo Coral “Alegria da Nossa Terra” e o Rancho Folclórico e Etnográfico do Arelho. No que à secção desportiva diz respeito a associação conta com a equipa de BTT “BTT Arelho Team” e aulas de Zumba. Pontualmente e de forma espontânea os sócios organizam jogos de futebol e por vezes participam em torneios amadores na freguesia e concelho.


Rancho Folclórico e Etnográfico do Arelho

O Rancho Folclórico e Etnográfico do Arelho foi fundado a 5 de Janeiro de 2003 sendo a sua primeira atuação a 3 de Agosto desse mesmo ano.


Desde a sua fundação tem efetuado recolhas da cultura tradicional do Arelho e aldeias circundantes.

Nas suas recolhas constam modas de baile, cânticos de trabalho, de taberna e domésticos, orações, entre outros.


O grupo apresenta-se com trajes de trabalho, domingueiros e de feira. Esforça-se para preservar e divulgar os instrumentos tradicionais como, gaita-de-beiços, pífaro-de-cana, gaita-de-foles, harmónio, bandolim, cavaquinho, viola, almude, pinhas e enxofrador.


O Rancho do Arelho é parte integrante do Centro Social Cultural e Recreativo Arelhense, é sócio e membro da Associação Folclórica da Região de Leiria - Alta Estremadura e sócio aderente da Federação do Folclore Português.


É organizador do Serão de Música Tradicional do Arelho, do Festival Nacional de Folclore do Arelho, da Festa de Folclore “Tradições d’aldeia” e do Serão de Cânticos ao Menino Jesus.


Desde a sua fundação já participou e cerca de 60 festivais de folclore e encontros de tocadores de instrumentos tradicionais, colaborou com o Municipio de Óbidos na criação do Cancioneiro Tradicional de Óbidos, e com o Instituto Politécnico de Leiria na criação dos livros "Visões Cruzadas – Um Retrato da Lagoa de Óbidos" e "Lagoa de Óbidos – Guia para a Interpretação do Património".


Pelos altos préstimos à cultura tradicional do concelho foi condecorado com a medalha de mérito cultural da Câmara Municipal de Óbidos.


Assim Rancho Folclórico e Etnográfico do Arelho garante que se esforça para dignificar a cultura tradicional do seu povo.



Fundada em 18-1-1980


© 2024 Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede fixa nacional.

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia