Cultura

Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa

Folclore

A Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa conta com dois grupos folclóricos que recolhem, preservam e divulgam a cultura tradicional da freguesia por todo o país.

O Rancho Folclórico e Etnográfico da Capeleira e o Rancho Folclórico e Etnográfico do Arelho (CSCRA) são dois dignos embaixadores do nome da freguesia.

Bandas Filarmónicas

A Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa conta com duas Bandas Filarmónicas que estão entre as melhores do país. A Sociedade Musical e Recreativa Obidense e a União Filarmónica de A-da-Gorda contam com reportórios diversificados e de alto nível de dificuldade de execução.

Grupos Corais

Na freguesia existem, atualmente dois grupos corais que divulgam a nossa cultura.

Sediado na Vila de Óbidos o Grupo Coral "Alma Nova" conta com cerca de 40 anos de atividade e de trabalho do canto polifónico.

Mais recente, e de cariz popular o Grupo Coral "Alegria da Nossa Terra" está sediado no Arelho e está integrado no Centro Social Cultural e Recreativo Arelhense.

Orquestras

Conta esta freguesia com três orquestras.

A Orquestra Juvenil de Óbidos e a Orquestra Ligeira de Óbidos, ambas da Sociedade Musical e Recreativa Obidense e a Orquestra Sinfonietta de Óbidos são maioritariamente constituídas por jovens naturais da nossa freguesia que aqui desenvolvem a arte da música.

Danças Antigas

Na Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa existem dois grupos de danças antigas.

Sediado na Capeleira, o Grupo de Danças Antigas "Josefa de Óbidos", valência do Rancho Folclórico e Etnográfico da Capeleira foi, juntamente com o grupo do Arelho (inativo), o primeiro grupo de danças antigas no concelho de Óbidos.

Com sede na vila de Óbidos o Grupo de Danças Antigas da Associação "Josefa de Óbidos" tem participado e colaborado nas mais diversas recriações históricas por todo o país distinguindo-se a secção de confeção de trajes de época.

Partilhar: