Cultura

Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa

Rancho Folclórico e Etnográfico do Arelho



Rancho Folclórico e Etnográfico da Capeleira

O grupo foi fundado em 1972 apenas com marchas de Carnaval e quatro ou cinco danças de Folclore mas nesse mesmo ano por carolice e por gosto por esta atividade, por iniciativa do Sr. Casimiro Marques surgiu o Rancho Folclórico da Capeleira.

Só em 1986 foi constituída associação para em 2000 com aprofundamento das pesquisas etnográficas, se tornarmos Rancho Folclórico e Etnográfico da Capeleira. Em 2005 foi formado o rancho infantil, pois esta formação é uma aposta do nosso grupo, para assim assegurarmos a continuação do trabalho desenvolvido.

Os trajes são inspirados nas lides da lavoura pois essa era a atividade predominante da época que representamos. Desde 2004 temos também um grupo de danças medievais renascentistas para atuar em feiras e mercados medievais ou outros eventos dentro do contexto, denomina-se: “Grupo de Danças Antigas Josefa D’Óbidos”.

Em 2012 iniciámos a atividade musical com a formação do grupo “Grupo de Música Antiga Josefa D’Óbidos” composto por flautas, timbalão e crumhorns, com total de seis músicos.

Partilhar: