História
A Corporação dos Bombeiros de Óbidos foi fundada no dia um de Abril de 1927 por três Obidenses, Severo Batista Cruz de Morais, Frederico João Amorim Garcia e Francisco José Ferreira de Morais, o primeiro Presidente da Direção e Comandante, o segundo Tesoureiro e o terceiro Secretário, tomando o nome de Bombeiros Voluntários Obidenses.
Foi profundamente remodelada e reorganizada em Abril de 1938, sob a presidência e comando de José Cecílio de Magalhães Mexia Costa, tomando a designação de Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos, que ainda hoje se mantém.
Teve o seu primeiro Quartel construído de raiz em 1977, nos Arrifes, inaugurado no dia três de Abril desse ano e que custou cerca de dois mil contos.
O seu Quartel-Sede atual foi inaugurado no dia seis de Maio de 2006, situa-se no Senhor da Pedra junto ao Santuário do mesmo nome, e a sua construção, mobiliário, equipamento e apetrechamento importou em um milhão e trezentos mil euros.
A Corporação conta com sessenta bombeiros e bombeiras voluntários e com dezoito assalariados permanentes, com uma despesa corrente anual de cerca de quatrocentos mil euros.
No ano de 2005 o total de ocorrências em que interveio atingiu o número de 2.291, com 1.500 emergências pré-hospitalares, 88 acidentes rodoviários, 30 acidentes de trabalho, 117 incêndios rurais e urbanos, 128 reforços para fora do Concelho em ajuda a outras Corporações, etc, num total de 3746 horas de trabalho, sendo 1502 em emergência pré-hospitalar, 330 horas em incêndios e 1915 nos restantes serviços.
No mesmo ano, o total de área rural ardida no Concelho de Óbidos foi de 121 hectares.
PARA MAIS INFORMAÇÃO VEJA EM: www.bombeirosdeobidos.pt